Solicite sua proposta



O tratamento de lixo eletrônico é uma medida fundamental para evitar que aparelhos tecnológicos sejam descartados de maneira indevida na natureza. Para reforçar isso, em 2010, foi aprovada a Lei nº 12.305 – Política Nacional de Resíduos Sólidos – que definiu diretrizes sobre o gerenciamento desse tipo de resíduos. As determinações da lei indicam que os fabricantes, comerciantes, distribuidores e importadores de eletroeletrônicos e seus componentes devem desenvolver um sistema de logística reversa dos mesmos.

Após a confirmação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o descarte em praias, mares, queimas a céu aberto, entre outras formas de gerar poluição e comprometer os recursos naturais do planeta foram terminantemente proibidas.

Como tratar lixo eletrônico

O tratamento de lixo eletrônico é feito por meio do processo de Química de Reconsumo, em que o objetivo é o de lavar e tratar termicamente cada produto seguindo técnicas específicas. Entre as opções de procedimentos, os destaques são: separação por meio de uma reação química; uso de forno calcinador para queima do produto; moagem e secagem.
Para garantir a eficiência deste processo, é imprescindível a avaliação do tipo de lixo eletrônico, uma vez que ajuda na definição do destino apropriado e reduz o gasto com problemas ambientais provocados pelo descarte irregular.

Os Problemas Do Descarte Incorreto

Quando um equipamento eletrônico encontra-se obsoleto ou apresenta algum defeito, naturalmente ele é descartado. Entretanto, esse tipo de lixo não pode ser jogado fora de qualquer jeito no meio ambiente. Um dos principais problemas desse descarte equivocado está no fato deles conterem substâncias químicas como chumbo, mercúrio, entre outros.
Esses elementos podem resultar na contaminação da água ou do solo, além da possibilidade de causar graves doenças nas pessoas que trabalham nos lixões. Outro diferencial, é que esses equipamentos apresentam componentes de plástico, vidro e metal, que demoram para decompor no solo.

Por que tratar o lixo eletrônico

Uma das principais vantagens deste tratamento é o fato do lixo passar por lavadores de gases para diminuir o envio de poluentes à atmosfera, contribuindo para que não haja sobras de nenhum tipo de resíduo.

Temos uma Equipe de profissionais preparada para lhe atender.

Uma empresa de Engenharia Especializada em Serviços Ambientais.

RECEBEBA NOSSAS
NOVIDADES

PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO E FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES.

NOSSO
BLOG

Produtos recicláveis
23 out 2019

Reciclagem de Produtos: O Guia Completo

Em todo o mundo, são gerados mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano de...

geoprocessamento
9 out 2019

O que é Geoprocessamento e Quais suas Aplicações

O geoprocessamento é o conjunto de técnicas de captação de informações e t...

Análise Química do Solo
30 set 2019

Interpretação de Análise Química do Solo

A interpretação de análise química do solo é um procedimento importante par...