SaveTax

Aterro Classe 1 e 2: Entenda as Diferenças

O aterro classe 1 e 2 é o local de destinação de resíduos sólidos e é definido de acordo com as características desses materiais. A destinação de resíduos classe 1 e classe 2 deve ser correta para evitar riscos ambientais e preservar a saúde do ser humano. Além de evitar prejuízos ambientais, o gerenciamento e o transporte adequados mantêm sua empresa de acordo com a legislação vigente.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, formalizada pela Lei 12.305/10, e a NBR10004 definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são as principais regulamentações sobre resíduos sólidos no país.

Continue a leitura e entenda as diferenças entre o aterro classe 1 e 2.

Aterro Classe 1

Os resíduos classe 1, são aqueles que devem ser descartados em aterros classe 1. Considerados perigosos, essa classe é composta por componentes tóxicos, contaminantes, reativos, patogênicos, inflamáveis, corrosivos, poluidores ou que sejam prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos. Esses resíduos podem contaminar o solo, provocar doenças e danos ambientais, portanto seu transporte e descarte devem ser feito de acordo com as diretrizes técnicas.

Confira a lista de resíduos classe 1:

Aterro Classe 2

Para ser completa destinação adequada dos resíduos no aterro classe 1 e 2, é também é preciso entender quais são os resíduos classificados como 2. Os aterros classe 2 devem receber resíduos sólidos que não oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde. Eles são classificados em tipo A e tipo B, sendo este último sem capacidade de reação. Muitos desses resíduos podem ser reciclados, portanto sua gestão possui uma maior complexidade, mesmo antes do transporte de resíduos classe 2 até o aterro.

Veja a lista de resíduos classe 2:

Gerenciamento de resíduos

Ainda existem outras formas adequadas de descarte de resíduos. A incineração é indicada para destruição de resíduos industriais de alta periculosidade, pois as altas temperaturas eliminam a composição tóxica dos resíduos e os gases recebem tratamento, voltando à atmosfera sem oferecer riscos. O Coprocessamento também usa as altas temperaturas e utiliza os resíduos para gerar energia para os fornos das indústrias de cimento. Outra técnica que utiliza o calor para eliminar os resíduos é a autoclave, uma das mais indicadas para esterilizar resíduos hospitalares.

Já o lixo eletrônico, as lâmpadas fluorescentes e as pilhas e baterias, devem passar por processos químicos específicos que tratam seus componentes e eliminam os agentes poluentes e tóxicos. A SaveTax Ambiental ainda possui uma estação de tratamento de efluentes, resíduos líquidos ou gasosos de processos industriais.

Transporte de Resíduos

Além de encaminhar os resíduos para um aterro classe 1 e 2, o transporte adequado é uma fase importante para o correto gerenciamento do lixo. Os veículos precisam de licenciados específico para a movimentação de resíduos e os profissionais que realizam o transporte, devem ser treinados e habilitados para cargas perigosas. A SaveTax Ambiental realiza o transporte de cargas perigosas apenas com a documentação adequada, composta pelo Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), Envelope e Ficha de Emergência, Certificado de Inspeção Veicular (CIV) e Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP).

A SaveTax Ambiental faz o gerenciamento de resíduos para aumentar a eficiência e gerar economia para a sua empresa.