Quando o assunto é produção e destino do lixo eletrônico no Brasil, somos uma grande potência com o montante anual de 1,5 mil toneladas. Ficando atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo maior produtor desse tipo de resíduo nas Américas.
As informações são do estudo da Global e-Waste Monitor 2017, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil é o sétimo maior produtor de lixo eletrônico do mundo e por isso deve focar esforços e atenção no perigo do descarte incorreto do lixo eletrônico.
Índice
O que é lixo eletrônico?
Antes de tratar sobre o destino do lixo eletrônico no Brasil, vamos esclarecer quais são esses resíduos. Smartphones, tablets, computadores, videogames, refrigeradores, televisores e seus componentes são apenas alguns dos exemplos dos resíduos que compõem o lixo eletrônico, ou o e-lixo, como também é chamado. Esses produtos exigem um período altíssimo de tempo para decomposição e possuem diversos componentes tóxicos para o meio ambiente e as pessoas.
Destino adequado
O descarte adequado do lixo eletrônico evita a contaminação do meio ambiente e doenças causadas por substâncias altamente tóxicas contidas nele. A logística reversa desempenhada ao e-lixo passa por algumas etapas. A iniciar pela reutilização e reciclagem de alguns componentes, como o ouro e outros metais preciosos. Apesar do alto risco, como é tratado o lixo eletrônico no Brasil ainda é um problema de grandes proporções.
Um levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento indica que apenas 724 dos 5.570 municípios brasileiro coletam e descartam o lixo eletrônico de forma adequada. A SaveTax Ambiental mantém seus esforços para oferecer opções com o melhor custo-benefício à empresa e evitar danos ambientais e promover um futuro sustentável.
A preocupação não é só no Brasil, o destino do lixo eletrônico no mundo também é um problema. Os países em desenvolvimento estão produzindo cada vez mais resíduos dessa categoria, mas o gerenciamento adequado não acompanha o ritmo de crescimento do e-lixo no Brasil e no mundo.
Descarte e descaracterização de marca
Além de remover e reutilizar ou reciclar componentes com valor comercial, a forma mais adequada de destino do lixo eletrônico no Brasil consiste em um processo químico que elimina os componentes tóxicos e filtra todos os resíduos antes de devolve-los ao meio ambiente. Esse processo também inclui a proteção de marca que descaracteriza os produtos inservíveis, aqueles avariados ou que não possuem mais utilidade, dando segurança às indústrias e empresas.
A SaveTax Ambiental faz a logística reversa de itens que não poderão mais ser comercializados de acordo com as leis brasileiras, evitando processos de consumidores lesados por produtos com defeitos, aumentando o valor da marca e colaborando para um futuro sustentável.
Vantagem fiscal
Além de colaborar para o correto destino do lixo eletrônico no Brasil, ao utilizar os serviços de destruição de produtos obsoletos e descaracterização de marca da SaveTax Ambiental, você também pode contar com a assessoria fiscal para dedução nos cálculos de Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de acordo com o Decreto nº 3.000/1999.