Solicite sua proposta
Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas
Quando existem áreas contaminadas, realiza-se o que chamamos de Remediação Ambiental ou ainda Descontaminação de Solo. Trata-se de técnicas e métodos elaborados para eliminar retirar as toxinas do solo ou da água e evitar que seus efeitos nocivos afetem tanto o meio ambiente quanto o ser humano.
Qual a importância de tratar de áreas contaminadas
É vital a importância do tratamento das áreas contaminadas. Isso porque, a contaminação de recursos preciosos, como o solo e a água, acabam por influenciar em toda a cadeia alimentar, gerando grandes danos em todo seu entorno. Sem contar que, a contaminação em determinada área pode afetar e desvalorizar os imóveis localizados próximos ao local contaminado. Portanto, o tratamento imediato deve ser feito para evitar que a dificuldade de recuperação da região.
Etapas da Remediação de Áreas contaminadas
Para que haja o correto tratamento de áreas contaminadas, realiza-se um gerenciamento adequado, com etapas sequenciais. Em cada uma dessas fases, são coletadas informações essenciais para realizar a remediação correta.
-
Avaliação Preliminar
Recomendado pelos órgãos responsáveis realiza-se o primeiro estudo da área, com dados históricos de seu uso ao longo dos anos.
-
Investigação Confirmatória
Etapa comprobatória, que fornece a confirmação da contaminação por meio de análises químicas feitas com amostras de solo, água e ar.
-
Investigação Detalhada
A etapa detalhada consiste na quantificação e delimitação espacial da área contaminada de forma precisa.
-
Avaliação de Risco à Saúde Humana
Na análise de risco, são estabelecidas as vias de contaminação e quais são os receptores dessas ameaças. São definidos ainda os cenários atuais e futuros da região contaminada.
-
Projetos de Remediação do Solo e Água Subterrânea (Planejamento, Implantação e Controle)
A última etapa é o projeto de remediação das áreas contaminadas. Esse plano consiste na definição das ações e métodos que serão utilizados para recuperar o solo.
Sistemas de Remediação Ambiental
A SaveTax Ambiental atua, desde 2015, com a remediação de áreas contaminadas, com a utilização de técnicas in situ e ex-situ. Atuamos na gestão e otimização de custos para recuperação das áreas contaminadas e oferecemos um amplo escopo de serviços adequados, conforme as leis vigentes.
Sistema de Remediação In Situ
Esse tipo de sistema de remediação pode ser realizado no local da contaminação, sem que haja a necessidade de remoção ou escavação do solo. Para isso, a SaveTax Ambiental possui uma ampla variedade de técnicas, tecnologias in situ e profissionais qualificados.
1. Ozone Sparging SaveTax Ambiental
O processo de remediação In Situ, Ozone Sparging, da SaveTax Ambiente, consiste em um processo de oxidação química. É realizado por meio da injeção de ozônio no solo e na água subterrânea com um misturador de ar. Esse ar comprimido nos poços instalados nas regiões contaminadas, levam o ozônio e eliminam os agentes poluentes.
2. Extração de vapores de solo (SVE – Soil Vapor Extraction)
O sistema de remediação SVE, realizado pela SaveTax, consiste em um equipamento compressor, capaz de extrair por meio da volatilização os resíduos tóxicos do solo. Dessa forma, os vapores passam por filtros até retornarem à atmosfera, totalmente limpos e tratados.
3. Extração Multifásica (MPE – Multi-Phase Extraction)
O sistema de remediação por Extração Multifásica (MPE) consiste na tecnologia capaz de extrair a vácuo de substâncias contaminantes em mais de uma fase, como a fase livre, dissolvida e gasosa. Para sua realização, a SaveTax instala um sistema de ventilação a vácuo em poços de extração nas áreas contaminadas. Esse sistema combina técnicas de bioventilação e remoção de massa a vácuo.
4. Extração Dual-Phase Extraction (DPE)
Para a eliminação total ou atenuação dos contaminantes da água, realizamos o sistema de remediação DPE (Dual-Phase Extraction). Esse método consiste na concentração das fases livres e dissolvidas. Com um sistema de bombas submersas, fazemos o bombeamento das fases líquidas e a extração dos vapores do solo através do vácuo.
Sistema de Remediação Ex-Situ
Consiste na remediação feita fora do local de contaminação. Para isso, a SaveTax realiza a remoção por meio de escavação do solo ou bombeamento de águas. Além disso, cuidamos do transporte e tratamento desses resíduos (perigosos ou não perigosos), atendendo sempre às exigências legais.
Técnicas de Remediação de Áreas Contaminadas com a Save Ambiental
A Save Ambiental Sistemas de Remediações tem aplicado as mais modernas tecnologias, em situações que exigem a máxima eficiência na remoção física dos contaminantes. Nossos sistemas estão disponíveis nas configurações de container, compacta e móvel. Solicite seu orçamento abaixo e conte com profissionais altamente qualificados.
Uma empresa de Engenharia Especializada em Serviços Ambientais.
RECEBEBA NOSSAS
NOVIDADES
PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO E FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES.
NOSSO
BLOG
Você sabe o que é a descaracterização de resíduos?
O processo de descaracterização de resíduos consiste em transformar component...
Você já ouviu falar sobre a biorremediação?
Atualmente a biorremediação tem ganhado destaque entre tantas possibilidades d...
Você sabe o que é lixo industrial?
O lixo industrial é resultado das atividades de produção dos mais diversos se...