Em todo o mundo, são gerados mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo dados da Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto país que mais produz lixo e apenas 1,28% desses resíduos são reciclados. A reciclagem de produtos é uma necessidade ambiental e social para um crescimento sustentável e o uso racional dos recursos naturais.

Continue a leitura e saiba mais sobre importância da reciclagem, como ela surgiu e como deve ser feita.

O que é reciclagem?

A reciclagem de produtos acontece quando algo que não possui mais utilidade é transformado em matéria-prima para um novo item. Existem diversos processos para transformar os mais variados resíduos em novos produtos e, assim, reduzir consideravelmente o descarte de lixo no meio ambiente e poupar recursos naturais.

Esse reaproveitamento vai desde a transformação de restos de frutas e legumes em adubo através da compostagem, até o uso de pneus para a produção de asfalto. Reciclagem e sustentabilidade andam de mãos dadas!

Agora que você já sabe para que serve a reciclagem, vamos aprofundar um pouco mais sobre essa boa prática.

Como surgiu a reciclagem

Existem registros históricos de que muitos povos separavam e descartavam lixo de forma rudimentar, mas minimamente organizada. Na Idade Média surgiram os primeiros serviços de coleta. Porém, foi no século XIX, com a Revolução Industrial, que a produção de lixo residencial ganhou o reforço dos resíduos industriais, aumentando significativamente em volume e periculosidade.

No século XX, as grandes potências, como EUA e Europa, encontraram uma saída um tanto quanto questionável hoje em dia. Os países mais desenvolvidos descartavam seus resíduos orgânicos, mas também o lixo industrial, eletrônico e até radioativo em rios, mares e em territórios vizinhos.

O lixo sempre foi um espelho das civilizações e com tanta inovação, os itens descartados passaram de restos de comidas para resíduos industriais e plástico. Além disso, as dificuldades econômicas fizeram com que as pessoas e as indústrias passassem a reutilizar alguns itens que seriam descartados e, assim, poupar dinheiro. Foi a partir dessa necessidade que a reciclagem de produtos surgiu e a cada dia passa por pequenas evoluções com novas tecnologias e mais conscientização.

Tipos de reciclagem de produtos

Reduzir, reutilizar e reciclar. Esses são os três pilares da sustentabilidade e consistem em uma fórmula para uma gestão de resíduos mais adequada. A primeira é reduzir o consumo e substituir produtos que geram menos lixo. Se o resíduo for gerado, a indicação é reutilizar os itens possíveis e só então reciclar, produzindo novos produtos e gerando menos impacto ao meio ambiente. Existem diversos tipos de reciclagem, que vão desde a que fazemos em nossas casas até a gestão de resíduos industriais, como a logística reversa.

Cores para ajudar na reciclagem

Azul para papéis, vermelho para reciclagem de plásticos, verde para vidros e amarelo para metais. As cores da reciclagem auxiliam na separação do lixo, mas a ela vai muito além disso. Cada tipo de resíduo passa por um processo diferente. O vidro, por exemplo, deve ser triturado e aquecido, enquanto os plásticos são separados em classes e passam por processos químicos. No caso do reaproveitamento dos orgânicos, os alimentos passam por uma composteira que o transformam em um riquíssimo adubo para plantas.

Como reciclar

É possível fazer a reciclagem em casa através da separação, porém lojas e indústrias precisam de uma empresa para o gerenciamento e o tratamento de resíduos adequado. A Savetax é especialista em gestão ambiental e oferece soluções para empresas reduzirem seus impactos no meio ambiente há mais de 20 anos.

Muitos resíduos industriais precisam de tratamento especial para descontaminação e exigem até transporte específico, evitando implicações legais, danos ambientais e risco de doenças. A gestão profissional garante o descarte correto e a reciclagem.

O lixo doméstico também merece atenção especial e fazer em casa a separação para a reciclagem de produtos faz toda a diferença. Por isso, separamos algumas orientações para você reduzir seu impacto no meio ambiente e colaborar para um presente mais sustentável:

  • Separe os resíduos orgânicos dos recicláveis (papéis limpos, plásticos, metais, vidros, etc);
  • Higienize e seque as embalagens para evitar odores desagradáveis;
  • Separe óleo de cozinha em garrafas PET;
  • Entregue seus resíduos para cooperativas de reciclagem e colabore também no âmbito social;
  • Tem jardim? Avalie o uso de uma composteira doméstica;
  • Faça a gestão profissional de resíduos industriais ou perigoso;
  • Opte por produtos a granel ou com menos embalagem.

Se gostou deste artigo, acompanhe nosso blog e compartilhe com seus contatos!

Leia também