Análise Química do Solo
30 set 2019

Interpretação de Análise Química do Solo

Temos uma Equipe de profissionais preparada para lhe atender.

A interpretação de análise química do solo é um procedimento importante para diversas finalidades. Desde a remediação de áreas contaminadas, até o aumento na eficiência de uma plantação com a identificação de nutrientes e grau de fertilidade, entre outras características relevantes. O estudo é complexo, e deve ser feito por profissionais capacitados, sendo importante para reduzir custos e otimizar variados tipos de serviços.

Continue a leitura e saiba mais sobre interpretação de análise química do solo.

Por que fazer a análise química do solo

Implementar o estudo antes de iniciar uma plantação permite que o solo seja corrigido na preparação e as adequações necessárias sejam executadas, resultando no aumento do lucro. É um investimento baixo para a obtenção de resultados consideráveis. Outro exemplo de procedimento que utiliza a análise de solo como mandatória é a remediação do solo contaminado.

Descontaminação de áreas x Interpretação da Análise Química do Solo

A Lei Nº 13.577/2009 apresenta a obrigatoriedade e as diretrizes para São Paulo para a descontaminação de áreas. O procedimento consiste em um combinado de métodos e técnicas para despoluir terrenos, porém para decidir quais os mais adequados é necessário realizar um estudo completo do local.

A descontaminação de áreas tem início com o levantamento do histórico de utilização do local e, logo após, é realizada a coleta e a interpretação de análise química do solo. Em seguida, o relatório é finalizado com uma investigação detalhada e avaliação de riscos. Por fim, é desenvolvido um projeto em que são apresentadas as técnicas mais adequadas. Sem esse planejamento minucioso, os resultados poderiam ser irrelevantes e a área continuaria contaminada.

Como analisar amostras de solo

A interpretação de análise química do solo pode ser realizada de algumas maneiras diferentes, que são definidas de acordo com a finalidade do estudo e a área a ser avaliada. Normalmente, a zona de estudo é dividida em áreas menores e algumas técnicas são aplicadas para ampliar a variedade de material coletado e garantir a fidelidade do conteúdo apurado.

Análise Química do Solo nas Camadas de 0-20 e 20-40 cm

Comumente, algumas pessoas se perguntam por que se faz a análise química do solo nas camadas de 0-20 e 20-40 cm? A profundidade da amostra também possui variantes que devem ser consideradas no momento do estudo, por isso a variação estratégica é importante. Apenas uma empresa especializada poderá avaliar qual a forma de coleta adequada para resultados fidedignos.

Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) possui o programa de interpretação de análise de solo Embrapa, que reúne diversos guias e materiais sobre o procedimento. Com uma área em seu site destinada para a análise de solos, você encontrará artigos informativos e educativos, mas também cursos completos, como o treinamento sobre interpretação de análise química do solo e recomendações de calagem e adubação de diversas localidades para efeitos comparativos e enriquecimento do estudo.

Quer saber mais sobre interpretação de análise química do solo? Entre em contato com a Savetax, especialista em gestão ambiental com mais de 20 anos de mercado.