Quando existem poluentes e toxinas no solo, eles podem oferecer riscos ao ser humano e ao meio ambiente. Para evitar desastres ambientais, doenças e desvalorização de terrenos, é importante utilizar um dos métodos de descontaminação do solo. Entre os mais eficazes está a biorremediação microbiana. Se você também tem dúvidas sobre o que é biorremediação, continue a leitura!

O que é biorremediação

A biorremediação é um método para descontaminação do solo e da água. Ela consiste em uma série de processos biológicos que são usados para retirar os contaminantes. A biorremediação é feita de forma natural por microrganismos, como plantas, bactérias e fungos. Os agentes contaminantes são usados pelos organismos para realizar o processo metabólico e, assim, removidos, do ambiente. Agora que você já sabe o que é biorremediação natural, vamos entender mais sobre esse método?!

Como funciona?

São adicionado estrategicamente fungos, bactérias e plantas que se utilizarão dos agentes contaminantes e poluidores para seu próprio metabolismo. Apesar de ser um processo natural, ele precisa ser minuciosamente controlado para ter efetividade. Por isso, é importante contratar uma empresa com credibilidade e experiência para a realização da biorremediação ou de outros procedimentos de remediação e revitalização de áreas contaminadas. Para que os contaminantes sejam usados como energia no processo metabólico, é importante que as condições ambientais sejam mantidas de acordo com o tipo de micro-organismo. Portanto, é fundamental, o correto monitoramento e aplicação de métodos biológicos e químicos, como controle da temperatura ou implantação de determinados nutrientes e organismos específicos.

Biorremediação e biodegradação

Além de saber o que é biorremediação, também é importante compreender a diferença quando se trata da biodregradação. Ambos são métodos para a descontaminação de ambientes, mas o procedimento dos dois é distinto. Enquanto a biorremediação utiliza microrganismos para remover agentes tóxicos e poluentes de áreas contaminadas, a biodegradação é o processo de transformação de moléculas tóxicas também realizada por microrganismos. Ainda existe a fitorremediação, que é o método de purificação de água ou do solo através do uso específico de plantas.

Por que recuperar o solo?

A degradação ambiental é um problema que afeta o meio ambiente, a saúde do ser humano e ainda pode trazer prejuízos financeiros e problemas legais. Seja através da biorremediação, biodegradação, biorremediação ou outros métodos para remediação do solo, esse processo é uma obrigação legal de acordo com a Lei Nº 13.577/2009, além de regulamentos para o monitoramento preventivo, o gerenciamento das áreas contaminadas e o licenciamento ambiental. Cada estado possui seus órgãos reguladores e fiscalizadores. No caso de São Paulo, quem fiscaliza é a CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Um solo descontaminado também tem maior valor comercial, pois não oferece riscos e nem limita as possibilidades de negócios. Além disso, o risco à vida que solos contaminados oferecem é muito alto pela possibilidade de contaminação de lençóis freáticos e até a produção de alimentos.

Para saber mais sobre o que biorremediação, fitorremediação e outros métodos de remediação do solo, entre em contato com a SaveTax Ambiental.

Leia também