A remediação do solo contaminado consiste em uma série de técnicas e métodos usados para remover toxinas e poluentes de terrenos. Podendo ser feita tanto por sofisticados processos que envolvem alta tecnologia, até o que é chamado de biorremediação do solo, que utiliza microrganismos em um processo natural. A melhor técnica é definida após um complexo estudo e avaliações de profissionais capacitados.

Saiba mais sobre as melhores técnicas para a remediação do solo contaminado.

Por que fazer a remediação do solo contaminado?

A realização da remediação do solo contaminado é fundamental, pois evita desastres ambientais e preserva a saúde dos seres humanos. Ao fazer a remediação de solos contaminados por metais pesados, por exemplo, você evita que o lençol freático seja atingido e, em consequência a produção de alimentos e as pessoas em um raio muito maior que o terreno a ser tratado. Além disso, as áreas contaminadas perdem seu valor comercial e existem recursos legais que encaminham à descontaminação. A Lei Nº 13.577/2009 apresenta as diretrizes para descontaminar o solo e os estados possuem órgãos, como a CETESB, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, que possuem regulamentos sobre áreas contaminadas.

Técnicas e métodos

Existem diversas tecnologias de remediação de áreas contaminadas. A melhores são as mais adequadas e isso é definido por meio de um amplo estudo, que deve ser realizado por uma empresa experiente.

A primeira etapa da remediação do solo contaminado é a Avaliação Preliminar, um levantamento do histórico de utilização da área, que permite mapear os possíveis riscos. Logo após, a Investigação Confirmatória é feita e são realizadas análises químicas.

Uma Investigação Detalhada finaliza com um relatório completo. Para definir qual a técnica mais adequada, é feita a Avaliação de Risco à Saúde Humana e desenvolvido o Projeto de Remediação do Solo e Água Subterrânea.

Conheça quais as técnicas, métodos de sistemas de remediação in-situ e ex-situ são usados pela SaveTax Ambiental para a remediação de áreas degradadas:

1 – Biorremediação

Método para descontaminação do solo e da água, que usa microrganismos, como plantas, bactérias e fungos para remover agentes contaminantes através de sua utilização no processo metabólico.

2 – Ozone Sparging SaveTax Ambiental

Utiliza a oxidação química por meio da injeção de ozônio no solo e na água subterrânea com um misturador de ar.

3 – Extração de vapores de solo

Também chamado de Soil Vapor Extraction, ou simplesmente SVE, esse processo torna voláteis os resíduos tóxicos do solo que passam por filtros e finalmente são devolvidos à atmosfera sem riscos de contaminação.

4  – Extração Multifásica

A técnica de remediação do solo chamada Extração Multifásica, também recebe o nome de Multi-Phase Extraction (MPE). Ela combina técnicas de bioventilação e remoção de massa a vácuo para eliminar os poluentes. Neste modelo, a SaveTax instala ventilação a vácuo no poço de remediação.

5 – Extração Dual-Phase Extraction (DPE)

O método consiste no bombeamento das fases líquidas e extrai os vapores tóxicos do solo. Ambos passam por tratamentos.

6 – Sistema de Remediação Ex-Situ

O sistema de remediação do solo contaminado ex-situ é, diferente dos anteriores, feito fora do local de contaminação. Esse processo inclui escavação para remoção do solo, transporte e tratamento dos resíduos.

Leia também