Cada vez mais o descarte de resíduos se torna um problema maior e a logística reversa ganha mais destaque dentro das empresas e indústrias. Parte importante do gerenciamento do lixo, a logística reversa evita que produtos recicláveis sejam descartados, e resíduos nocivos ao meio ambiente e às pessoas cheguem à natureza. Continue a leitura e saiba mais sobre a logística reversa nas empresas e no dia a dia das pessoas.

Logística reversa e sustentabilidade

Não só o Brasil, mas todo o mundo está produzindo mais lixo todos os dias. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) são mais de 2 bilhões de toneladas de lixo todos os anos. A destinação correta dos resíduos através da logística reserva é a única solução para um futuro sustentável. Entre os principais problemas estão contaminação do solo e da água com poluentes e toxinas, proliferação de mosquitos e outros vetores de doenças, poluição atmosférica, contaminação da população, entre tantas outras.

O que fazer?

A Lei n° 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instrui sobre as diretrizes e o manejo adequado de resíduos sólidos, entre eles, a logística reversa no Brasil. Dentro disso, obriga que empresas recebam seus produtos descartados e façam a destinação adequada. Por isso, a SaveTax Ambiental oferece um serviço completo de Gerenciamento e Transporte de Resíduos Industriais.

Como funciona a logística reversa

Ficou clara sua importância, mas como funciona a logística reversa? Seguindo as normas da NBR10004, a SaveTax Ambiental realiza o gerenciamento e operações de logística reversa buscando sempre o melhor custo-benefício para seus clientes. Veja alguns exemplos de logística reversa praticados pela SaveTax:

Incineração

Utiliza temperaturas até 1200 °C para eliminar a composição tóxica de resíduos industriais e de saúde considerados de alta periculosidade. Os gases produzidos são tratados e devolvidos à atmosfera sem oferecer riscos.

Coprocessamento

A combinação do tratamento blendagem e queima em fornos de cimento também utiliza as altas temperaturas, mas desta vez os rejeitos são aproveitados para produzir energia.

Estação de tratamento de efluentes

A SaveTax Ambiental possui uma estação própria para o tratamento de efluentes.

Autoclave

Indicado para produtos de saúde, a autoclave esteriliza os resíduos com altas temperaturas e pressão.

Aterro Classe I e II

No Aterro Classe I são descartados resíduos industriais poluentes e contaminantes, enquanto no Aterro Classe II, aqueles que não poluem o solo ou oferecem risco à saúde.

Lixo eletrônico, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias

Esses resíduos devem receber a logística reversa e passar por um processo químico que elimina os riscos de contaminação.

Gerenciamento de resíduos

Além do tratamento e da destinação corretos, a logística reversa ainda conta com o transporte adequado dos resíduos. A SaveTax Ambiental segue as normas de licenciamento, sinalização dos veículos e capacitação de profissionais com o Movimentação Operacional de Produtos Perigosos  (MOPP) para o transporte de resíduos.

É realizado um Plano de Atendimento a Emergências (PAE) e todos os veículos possuem o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). Também se segue a norma ABNT NBR 7503, que determina o uso da ficha de emergência que orienta as ações que devem ser tomadas em caso de risco.

Por fim, todos os veículos possuem o Certificado de Inspeção Veicular (CIV) e o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP).

Leia também