Atualmente, é comum encontrarmos notícias sobre a situação alarmante da água nos oceanos. Esse tipo de problema traz graves consequências para a natureza e para a humanidade, afinal, a água é um dos bens mais valiosos que dispomos para a nossa sobrevivência. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos falar sobre as principais formas de contaminação de água e explicaremos como evitá-las.

O que você precisa saber sobre as formas de contaminação de água?

De maneira geral, a contaminação de água consiste na entrada de substâncias que modificam – negativamente – as características do ambiente aquático, comprometendo o seu uso. Além da contaminação, podemos considerar o assoreamento e a eutrofização as outras três principais formas de poluição aquática. Como destacamos no começo do conteúdo, hoje o principal tema é somente a contaminação.

Em síntese, a contaminação tem relação direta com a capacidade de decomposição natural da natureza. Ou seja, quando a entrada de efluentes na água ultrapassam a sua capacidade de depuração natural, a sua contaminação é caracterizada.

Problemas causados pela contaminação de água

Para explicarmos melhor sobre os impactos da água contaminada, tenha em mente que há dois tipos de água no mundo: as superficiais e as subterrâneas. No primeiro caso, estamos nos referindo aos rios, oceanos, mares, lagos, lagoas, etc. No segundo, trata-se dos lençóis freáticos. Na prática, essa divisão é apenas ilustrativa; essencialmente, todos os corpos d’água fazem parte de sistemas hidrológicos – conhecidos como bacias hidrográficas.

Por exemplo, os rios são alimentados pelos lençóis freáticos, que por sua vez, são alimentados pela chuva; ou os rios alimentam mares e oceanos, cuja a água evapora e se transforma em chuva, mantendo todo o ciclo hídrico. Sendo assim, a poluição da água pode ter inúmeras fontes.

Como evitar a contaminação da água

A principal medida pública para impedir a contaminação de água são estratégias bem implementadas de saneamento básico. No entanto, vale ressaltar que esse termo se refere a diversas ações desenvolvidas para melhorar a saúde da população e a qualidade ambiental. Dentro deste contexto, as principais medidas são:

Destinação correta do lixo: separe o lixo seco do úmido em casa, por exemplo;

  • Educação ambiental, principalmente no que diz respeito ao uso consciente da água;
  • Aterros sanitários com solo impermeabilizado, para assim, impedir a contaminação dos lençóis freáticos;
  • Tratamento da água antes de lançá-la de volta à rede pública.

Essas foram nossas dicas sobre como lidar com as formas de contaminação de água. Se gostou deste artigo, acompanhe nossos conteúdos mensalmente. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time! Somos especializados em técnicas de descontaminação do solo e podemos te ajudar nessa missão.

Até a próxima!

Leia também