A descontaminação de solo é um procedimento realizado quando se verifica risco à saúde humana e ao meio ambiente. Atualmente, esse assunto é amplamente discutido e medidas para evitar solos contaminados se fazem cada vez mais necessárias. Para os especialistas em problemas ambientais, um dos principais vilões desta situação são os tanques enterrados dos postos de combustíveis. Sem o devido aporte de uma empresa de descontaminação de solo, os postos de gasolina podem infringir uma série de regulamentações que visam proteger o meio ambiente.

Para proteger o solo e a água subterrânea, por exemplo, os órgãos ambientais ordenam a avaliação do passivo ambiental (conjunto de todas as obrigações que as empresas têm com a natureza e sociedade) de postos de combustíveis, além do monitoramento e a quantificação dos hidrocarbonetos aromáticos no solo, inclusive os compostos BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos). Se um posto de gasolina apresenta números acima dos padrões, é preciso utilizar técnicas de remediação do solo para corrigi-los o quanto antes.

Neste artigo, vamos explicar sobre as principais técnicas de remediação de solos para postos de gasolina e como elas devem ser aplicadas para garantir que o seu negócio cumpra todas as obrigações legais e ambientais.

Como começar a descontaminação de solo

O primeiro passo para trabalhar a descontaminação de solos em postos de gasolina é o diagnóstico ambiental. Nessa fase, são analisadas as características do lugar: os tipos de contaminantes presentes, suas respectivas concentrações, a área impactada e as propriedades dos meios físicos (solos, rochas e águas subterrâneas). Para lidar com essas variáveis, diferentes técnicas para recuperação de solos foram desenvolvidas, sendo que a escolha da melhor abordagem depende diretamente dessa análise inicial. No artigo de hoje, vamos falar sobre uma das principais técnicas: a biorremediação.

Biorremediação: uma alternativa para descontaminar solos

A biorremediação é uma técnica utilizada para despoluir solos que e se baseia em acelerar o processo natural de biodegradação de substâncias presentes no meio ambiente. Por isso, depende de condições ambientais, tais como temperatura, presença de oxigênio e nutrientes, e um pH adequado. O processo funciona da seguinte maneira: utilizando-se de microrganismos ou procedimentos microbianos, ele reduz a concentração e/ou a toxicidade de determinados poluentes.

Existem três principais tipos de biorremediação:

  • Biorremediação por meio de adição de fertilizantes;
  • Biorremediação por introdução de microrganismos;
  • Biorremediação intrínseca (atenuação natural monitorada).

Após a aplicação de alguma destas técnicas, é feita uma verificação da eficiência do processo escolhido com uso de ferramentas de investigação. Posteriormente, assim que a concentração de contaminantes atingir o nível aceito pelos órgãos municipais, é definido um sistema de monitoramento dos solos e das águas subterrâneas. Em outras palavras: periodicamente, amostras do terreno e da água são analisadas para confirmar a concentração dos contaminantes e atestar sua qualidade.

Essas foram nossas recomendações sobre como resolver problemas de solos contaminados em postos de gasolina. Se gostou deste artigo, acompanhe nossos conteúdos. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com os nossos especialistas! Somos especializados em técnicas de descontaminação do solo e podemos te ajudar nessa missão.

Até a próxima!

Leia também